sábado, 5 de junho de 2010

Aula Agadir - Histologia


Os leucócitos dividem-se em três classes:

  • Os granulados constituem 50% a 60% de todos os leucócitos. Têm esse nome porque contêm grânulos com diferentes substâncias químicas, dependendo do tipo da célula. Dividem-se em três classes: neutrófilos, eosinófilos e basófilos.
  • Os linfatico ou agranulados constituem 30% a 40% de todos os leucócitos. Os linfócitos se dividem em dois subtipos principais: células B (as que amadurecem dentro da medula óssea) e as células T (aquelas que amadurecem no timo).
  • Os monócitos constituem até 7% de todos os leucócitos. Os monócitos se transformam em macrófagos.
Os leucócitos também têm capacidades especiais. São capazes de migrarem para fora dos vasos capilares, e também conseguem capturar material estranho através de um processo chamado fagocitose, em que, os leucócitos projetam as suas extremidades ( pseudópodes) de modo a conseguirem "aprisionar" corpos estranhos

* a porcentagem refere-se apenas aos 1% do sangue do qual o restante é plasma (52%) e globulos vermelhos (47%)
este 1% são os Leucócitos e Plaquetas

Tipos de Leucócitos


PBNeutrophil.jpgNeutrophil.pngNeutrófilo ou Micrófagos: o é o tipo de leucócito mais abundante no sangue cerca de 65% dos tipos de Leucócitos, são envolvidos no processos inflamatorios de defesa contra bactérias.


Eosinophil.jpgEosinophil2.pngEosinófilos: estão envolvidos nas infecções parasitárias e processos alérgicos.Têm um núcleo celular bilobulado chega a ser de 2 a 4%

PBBasophil.jpgBasophil.pngBasófilo: Constituem no máximo 1% dos leucócitos . Sintetizam um anticoagulante (heparina) e um vaso dilatador (histamina). Facilitam deste modo a defesa do organismo.
Lymphocyte2.jpgLymphocyte.pngLinfócitos: Constituem 24 a 32% dos leucócitos . São os que sintetizam os anticorpos para fazerem frente aos antigénios (partículas estranhas ao organismo).
Monocyte.pngMonócito: Diferenciam-se, sempre que necessário em Macrófagos, mas também fagocitam. sua presença é de 6%

Macrophage.jpgMacrophage.pngMacrófago: Resulta da diferenciação dos Monócitos. Possuem grande capacidade fagocítica. Estão ausente no sangue, sua função é a fagocitose de microorganismos considerados "invasores". e têm núcleo presente.